Prefeitura incentiva grupos antitabagismo em postos de saúde de Monlevade

0
327

Médicos e enfermeiros do Programa Estratégia Saúde da Família participaram nesta quarta-feira, 10, de capacitação sobre tabagismo e formação de grupos antitabagismo. A palestra foi desenvolvida pela pneumologista Janaína Maciel Lopes, na sede da Amepi (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba). Conforme a médica, “mais de 90% dos fumantes são dependentes da nicotina e tornam-se dependentes antes dos 18 anos. O cigarro causa cerca de 50 doenças”, pontuou a Dra. Janaína.

A capacitação visa a troca de informações sobre o tabagismo além de estimular os profissionais para a formação de grupos antitabagismo nos postos de saúde. O objetivo é atender os pacientes fumantes com reuniões periódicas. Atualmente, um grupo já está em atividade no Centro de Saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque.

Para a secretária de saúde, Andréa Peixoto, “a importância dos grupos antitabagismo, bem como das palestras a serem agendadas em várias escolas, é oferecer mais qualidade de vida para a população”. Um ciclo de palestras sobre o tabagismo já foi desenvolvido no Centro Educacional de João Monlevade.

Fonte: PMJM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here